Proposta do Site

"Carcaça, tu tremes?
Tremerias ainda mais se soubesses onde te levo"
Dante - A Divina Comédia (Inferno)


Carcasse - comunidade virtual da arte obscura - reúne uma equipe de artistas, jornalistas e webmasters que já vinham trabalhando em projetos individuais e que decidiram aglutinar e organizar seus trabalhos em um só grande site.

Após experimentarmos outros formatos (passamos quase um ano como Gothic .Art .Br - um portal estritamente gótico), decidimos ampliar nossa proposta editorial e concentrar nossos esforços em duas áreas: Revista e Fórum. Abaixo, detalharemos ambos.


Revista

"Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra disse:
Vai, Carlos! ser gauche na vida."
Carlos Drummond de Andrade - Poema de Sete Faces

Inicialmente planejada para ser impressa, a Carcasse nasceu como um consenso entre editores de fanzines de que era possível reunir uma equipe editorial que não pecasse pelo amadorismo. Chegamos a articular a participação de mais de 15 colaboradores, mas a idéia foi abortada pela falta de capital inicial.

Com a idealização do Gothic .Art .Br, a idéia da revista foi adaptada para o terreno virtual e novos colaboradores abraçaram o projeto, que agora poderia contar com recursos multimídia e não teria limite de espaço físico para os textos.

Contando com estas vantagens, decidimos dar preferência a textos mais aprofundados, indo diretamente contra a tendência atual do jornalismo na rede. Ao invés de resumir a informação acreditando na falta de disposição de se ler no monitor, apostamos na qualidade crítica e no conteúdo, privilegiando assim o leitor exigente e verdadeiramente interessado.

Nossa proposta editorial não se limita ao gótico, mas teve o estilo como ponto de partida. Enxergamos os adjetivos inerentes ao "gótico" sem radicalismos. Sempre vimos o gótico como nosso trampolim, não nossa âncora.

Esta postura nos levou a amadurecer nosso conceito editorial, que agora engloba toda a arte de caráter obscuro, maldito e marginal. A figura do gauche ("esquerdo", em francês) passa a ser nossa primeira referência, interpretado como aquele (ou aquilo) que é inadaptado (canhoto, "sinistro") e inadequado ao mundo vulgar.

Contra-cultura, subversão, marginália, sub-culturas... Agora continuamos procurando outros que também desejem ultrapassar o lugar-comum. Não hesite em entrar em contato, estamos sempre abertos a novos colaboradores.


Língua-Morta

Qualquer contra-cultura deixa documentos. Livros, filmes, zines, fotos, canções, quadros... difícil é traçar o contexto no qual nascem estas expressões. Relatos e entrevistas acabam sendo as únicas formas de pesquisar os movimentos e cenas como fenômenos sociais.

Pretendemos abrir espaço para a interação "entre" e "com" as pessoas que se identificam com os temas afins ao que aqui está sendo produzindo (não se limitando a eles). Decidimos pelo formato de fórum on-line, devido à facilidade que os visitantes do site teriam para consultá-lo (não teriam a burocracia de cadastro por e-mail, nem o compromisso de estar sempre recebendo as postagens por e-mail).


Determinado o rumo a trilhar, resta-nos trabalhar para lhes oferecer o melhor que nos for possível.

Carpe Noctem...

proposta do site | sobre a cultura gótica | créditos | contato
1998/2002 © Carcasse.com | comunidade virtual da arte obscura